O AMBIENTE ACADÊMICO E O CAMPUS CONECTADO

Existe hoje, no mundo acadêmico, uma verdadeira “batalha” a ser vencida, se é que podemos colocar dessa maneira, afinal não há vencedores e perdedores, como numa batalha convencional, mas sim e tão somente, de um lado, alunos ávidos pelo melhor caminho a ser trilhado no que diz respeito à sua formação, e de outro, instituições que querem, além de prover o conhecimento, fazê-lo da maneira que mais atraia o seu público, atitude essa necessária a qualquer tipo de negócio, mesmo que, logicamente, saibamos que a educação não é um negócio como outro qualquer.

Nesse sentido, há alguns anos estamos vendo várias movimentações, com esforços descomunais, por parte das instituições de ensino, com o intuito de atrair o aluno. E esse é um desafio que se intensifica a cada dia. A falsa sensação de aprendizagem através da internet, onde se confunde muito o que podemos chamar de conhecimento com mera informação, colocando em risco a real função de uma faculdade, a proliferação dos cursos a distância, sem que haja uma política de fiscalização severa por parte dos competentes órgãos do governo, as previsões apocalípticas acerca de
profissões que, num futuro muito próximo simplesmente “desaparecerão”, são apenas alguns dos obstáculos impostos ao modelo tradicional acadêmico.

Nesse cenário, o ambiente oferecido aos alunos, bem como todas as comodidades e ferramentas que o acompanham influenciam sobremaneira na decisão por uma ou outra faculdade. Conexão à internet com qualidade e estabilidade, de maneira que possa servir ao projeto pedagógico, além de promover a interação social dos alunos, é, sem sombra de dúvida, um dos requisitos mais atraentes, à disposição das instituições. A experiência de adentrar ao campus da faculdade, e ser imediatamente, servido pela conexão à internet, utilizando-a para tudo o que for necessário, é algo que faz com que o aluno se sinta num ambiente inovador. Desde troca de mensagens, até acesso aos aplicativos da instituição ou mesmo redes sociais, sem se preocupar com conexão, é
um diferencial muito bem-vindo nos dias de hoje, onde as sensações são o maior motivo de escolha por determinado produto.

Deixe um comentário